Encerramento das Comemorações dos 25 anos da criação do MCTES, em Olhão e em Lisboa

Pelas 11h, em Olhão, a sessão «A Educação e Cultura Científica no Algarve», incluiu um debate, animado pelo deputado Alexandre Quintanilha juntamente com a presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, com autarcas e professores associados aos 3 centros Ciência Viva no Algarve.

Esta cerimónia, com a presença do MCTES, contou ainda com a entrega simbólica de coleções de livros Ciência & Conhecimento a várias escolas, no âmbito da iniciativa em curso por todo o País, desde o final de Novembro. Sob a coordenação da Ciência Viva estão a ser distribuídas através da Rede de Centros Ciência Viva e de municípios 1585 coleções (12 680 livros).

Esta coleção, financiada pela Direção-Geral do Ensino Superior, foi comissariada pelo livreiro e antropólogo Luís Gomes e incluiu a reedição de primeiras edições de oito obras relevantes para a promoção da cultura científica tendo sido distribuída semanalmente desde o Verão pelo jornal Público em colaboração com a editora «A Bela e o Monstro»

Às 19h, no Teatro Thalia em Lisboa, Júlio Resende apresentou o concerto “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble”, onde apresentou o último trabalho que mistura fado e jazz e para o qual criou nove temas originais e, pela primeira vez, a letra de uma composição, interpretada por Lina Rodrigues.

A guitarra portuguesa de Bruno Chaveiro, o contrabaixo de André Rosinha e a bateria de Alexandre Frazão juntam-se ao piano de Júlio Resende, num concerto em que a simbiose do fado e do Jazz estimula a capacidade de aprender, apreender e empreender.

Ao longo deste ano as Comemorações dos 25 anos da criação do MCTES têm incluído debates, conferências, concertos, exposições e a publicação de livros.

Alinhamento

Vira Mais Cinco (para o Zeca)
Lira
Fado das 7 Cotovias
Este Piano Não Te Esquece
Fado Blues (for Deolinda)
All the Things – Alfama – Are
Tiro no Escuro
Fado Maior Improvisado
Profecia (Lina Rodrigues)

Ficha Técnica

Produção – Júlio Resende
Direção Musical e Arranjos Originais – Júlio Resende
Guitarra portuguesa – Bruno Chaveiro
Contrabaixo – André Rosinha
Bateria – Alexandre Frazão
Piano – Júlio Resende
Convidada especial – Lina Rodrigues em “Profecia”

Galeria de imagens do concerto

Créditos: Teatro Thalia e Gabinete de comunicação MCTES

Galeria de imagens do concerto