Turbulence I Voice of Space

Turbulence – The Voice of Space é um projeto criativo de divulgação científica, associado ao projeto “InPairs”, da ERC, criado para melhorar o envolvimento do público com a astrofísica. A inovação deste projeto consiste em usar dados brutos de simulações numéricas e transformá-los artisticamente numa série de media digitais (imagens, vídeos, sons e experiências de realidade virtual). Desta forma, “Turbulence – A Voice of Space” recria uma experiência imersiva e multissensorial que comunica os resultados científicos usando um canal mais acessível: o emocional e o artístico

A missão da exposição “Turbulence – The Voice of Space” traduz-se no seu lema: “Arte para melhorar a Ciência – Arte para comunicar a Ciência”. O projeto recebeu o Prémio de Melhor Vídeo em Física de Plasma de 2018, da Sociedade Europeia de Física, e foi apresentado em várias palestras e conferências internacionais resultantes de convites provenientes dos EUA e da Europa.

A exposição, comissariada por Luís Oliveira e Silva e o IST / Grupo de Lasers e Plasma irá decorrer no Teatro Thalia, entre as 20h e as 23h do dia 17 de Abril.