Ciclo de concertos comentados: “O Tempo na Música e na Ciência”

O “Tempo”, tema universal, tema fascinante e amplíssimo, tema científico e artístico. A lista dos seus significados é interminável, desde a medição/escalas do tempo às variadíssimas palavras relacionadas com o passar do tempo. A noção do tempo e da sua medição invade múltiplas áreas em múltiplas formas: física, biologia, sociologia, economia, matemática, história, literatura, música…

No âmbito do projeto EXARP, o Ministério da​ Ciência, Tecnologia e Ensino Superior propõe-se realizar um ciclo de concertos comentados sobre o Tempo, um cruzamento entre as Ciências e a Música, com o intuito de estabelecer simbioses criativas e de estimular a capacidade de reflexão e de espírito crítico, tendo em vista o enriquecimento científico e cultural de públicos cada vez mais vastos e heterogéneos, com especial atenção ao público escolar.

Esta iniciativa integra-se, também, nas comemorações dos 25 anos da criação do MCTES.

Serão três os concertos comissariados por Filipe Pinto-Ribeiro, DSCH, que irão acontecer nas seguintes datas:

“Beethoven e Mussorgsky: A (in)temporalidade da Música”

por Filipe Pinto-Ribeiro

Prelúdio Científico: “O Tempo na Física”, por Vítor Cardoso

Lisboa, Cinema São Jorge – 10 de novembro de 2020, Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento

Levantamento de bilhetes no Cinema São Jorge a partir do dia 6 de Novembro

Apoio institucional

“Schubert, Debussy e Messiaen: O Princípio e o Fim do Tempo”

pelo DSCH – Schostakovich Ensemble

Prelúdio Científico: “O Tempo na Economia”, por Álvaro Garrido

Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente – 19 de novembro de 2020

Levantamento de bilhetes no TAGV a partir do dia 13 de Novembro

Apoio institucional

“Vivaldi e Mozart: O Tempo das Estações”

por Liza Ferschtman (violino e direção) e Ensemble Festival Verão Clássico

Prelúdio Científico: “O Tempo na Biodiversidade”, por Sara Magalhães

Porto, Mosteiro de São Bento da Vitória – 24 de novembro de 2020, Dia Nacional da Cultura Científica

Levantamento de bilhetes Mosteiro de São Bento da Vitória entre 19 e 23 de Novembro (a 22 estão fechados) – Os bilhetes para o Mosteiro devem ser levantados nas bilheteiras do TNSJ e no TECA

Apoio institucional

Filipe Pinto-Ribeiro

Foto por Rita Carmo

Considerado um dos grandes pianistas europeus da sua geração, Filipe Pinto-Ribeiro é reconhecido pela sua sensibilidade poética, inteligência musical e criatividade artística.

Nasceu no Porto e, após estudos em diversos países, doutorou-se com as mais elevadas classificações no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo.

Desenvolve uma intensa atividade solística e camerística, abrangendo um vasto repertório que se estende do Barroco até aos nossos dias. Fez a estreia de obras de compositores como Dmitri Schostakovich, Sofia Gubaidulina, Eurico Carrapatoso, Marcelo Nisinman e Luís Tinoco.

É frequentemente convidado como solista pelas principais orquestras portuguesas e de vários países, como Rússia, Espanha, Cuba, Eslováquia, Arménia ou Bélgica, tendo colaborado com os maestros John Nelson, Emilio Pomàrico, Charles Olivieri-Munroe, Boguslaw Dawidow, Rengim Gökmen, Daniel Smith, Marc Tardue, Misha Rachlevsky, Christoph Poppen Dmitri Liss e Mikhail Agrest, entre outros.

Apaixonado pela música de câmara, tem-se apresentado em parceria com alguns dos maiores nomes do panorama internacional como Gary Hoffman, Pascal Moraguès, Mihaela Martin, Janne Saksala, Corey Cerovsek, José van Dam, Tedi Papavrami, Renaud Capuçon, Adrian Brendel, Benjamin Schmid, Gérard Caussé, Michel Portal, Emily Beynon, Jack Liebeck, Christian Poltéra, Isabel Charisius, Radek Baborák, Eldar Nebolsin, Ramón Ortega, Lars Anders Tomter, Anna Samuil e Frans Helmerson.

Filipe Pinto-Ribeiro é fundador (2006) e diretor artístico do DSCH – Schostakovich Ensemble, um agrupamento musical de geometria variável, sediado em Lisboa, que constitui uma plataforma de encontro e interação de músicos de excelência no panorama internacional. 2018 marcou o início da discografia do Schostakovich Ensemble, com a multipremiada gravação da Integral da Música de Câmara para Piano e Cordas de Dmitri Schostakovich e no final 2020 sairá o segundo álbum com obras de Beethoven.

Gravou diversos CD a solo que obtiveram excelente recetividade por parte do público e da crítica musical, incluindo obras de Bach, Scarlatti, Seixas, Beethoven, Wagner, Tchaikovsky, Mussorgsky, Piazzolla, Carrapatoso, Debussy, Ravel, Scriabin, Schostakovich e Prokofiev. Gravou ainda um CD em duo com a pianista Rosa Maria Barrantes, incluindo obras de Fauré, Satie, Debussy, Poulenc e Ravel.

É frequentemente solicitado como diretor artístico para várias iniciativas, destacando-se o Festival e Academia “Verão Clássico”, que fundou em 2015 e que apresenta anualmente concertos e masterclasses com a participação de músicos solistas e professores de excelência internacional e de centenas de jovens músicos oriundos de todo o mundo.

Para além da sua intensa atividade concertística, foi Professor de Piano durante uma década em algumas universidades portuguesas e orienta frequentemente masterclasses, em Portugal e no estrangeiro.

Filipe Pinto-Ribeiro é Steinway Artist, distinção que recebeu em 2014 da Steinway & Sons.

Vítor Cardoso

Vítor Cardoso é Físico Teórico e Professor Catedrático no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, onde lidera o Grupo de Gravitação (GRIT) do CENTRA.

Os seus interesses de investigação incidem sobre astrofísica e gravitação, em particular a física do espaço-tempo curvos, ondas gravitacionais e buracos negros.

É autor de um livro e de cerca de 200 artigos publicados em revistas internacionais.

A sua investigação foi distinguida duas vezes pelo European Research Council.

Em 2015 foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem de Santiago D’Espada, pelas suas contribuições para a ciência.

Neste momento, é líder do GWverse, um consórcio internacional de mais de 30 países e centenas de cientistas, que se dedica ao estudo de ondas gravitacionais e buracos negros.

É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.

Álvaro Garrido

Álvaro Garrido é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e seu atual Diretor. Licenciado e Mestre em História, doutorou-se em História Económica e Social na Universidade de Coimbra.

Investigador integrado do CEIS20, tem uma vasta obra publicada sobre temas de história da economia e das instituições, com contributos internacionais na história das pescas marítimas, história dos corporativismos e da economia social. As suas publicações encontram-se reunidas em livros, artigos científicos e capítulos de livros e textos de catálogos. Foi professor visitante em diversas universidades estrangeiras e é membro de várias sociedades científicas e redes internacionais de pesquisa. É autor de documentários para televisão e de diversos projectos de comunicação de ciência e cultura para públicos amplos.

Entre 2003 e 2009 foi Director do Museu Marítimo de Ílhavo.

Recentemente publicou os seguintes livros: As Pescas em Portugal (Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa, 2018); Queremos uma Economia Nova! Estado Novo e Corporativismo (EDIPUCRS, Porto Alegre, 2018); A Economia Social em Movimento. Uma História das Organizações (Tinta da China, 2018); Too Valuable to be Lost: Overfishing in the North Atlantic since 1880 (De Gruyter, Berlim, 2020, com David Starkey); Il Portogallo di Salazar. Politica, Società, Economia (Bologna University Press, 2020, com Fernando Rosas).

Sara Magalhães

Sara Magalhães é Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde lidera o grupo de Ecologia Evolutiva do Centro para a Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c), do qual fez parte da direção. Doutorou-se pela Universidade de Amsterdão em 2004 e mantém desde então uma vasta rede de colaboradores nacionais e internacionais.

A sua investigação incide sobre a ecologia e evolução de ácaros herbívoros, importantes pragas de cultura.

Estuda a adaptação dos ácaros às suas plantas hospedeiras, e de que forma estes interagem com indivíduos da mesma e de outras espécies. Liderou vários projetos internacionais, incluindo um financiado pelo European Research Council.

Orientou mais de 40 estudantes de mestrado, de doutoramento e pós-doutorandos, com quem tem publicado vários artigos em prestigiosas revistas científicas.

Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Biologia Evolutiva (2015-2018) e é atualmente vice-presidente da Sociedade Europeia de Biologia Evolutiva.

Recentemente, iniciou o projeto Caravana Agroecológica, uma série de iniciativas relacionadas com a sustentabilidade dos sistemas agrícolas, com o propósito de juntar ciência, produtores e consumidores.

Galeria de imagens do concerto “Beethoven e Mussorgsky: A (in)temporalidade da Música”, no Cinema São Jorge, por Rita Carmo

Galeria de imagens do concerto “Schubert, Debussy e Messiaen: O Princípio e o Fim do Tempo”, no Teatro Académico de Gil Vicente, por Rita Carmo

Galeria de imagens do concerto “Vivaldi e Mozart: O Tempo das Estações”, no Mosteiro de São Bento da Vitória, por Rita Carmo