Iniciativas ibéricas de investigação e inovação

A 17 de Junho, entre as 15h e as 16h30, no Teatro Thalia, em Lisboa, a Fundação La Caixa (FLC) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) reforçam os termos de uma cooperação permanente e pluridisciplinar orientada para apoiar e estimular novas atividades de investigação e inovação e o posicionamento de Portugal na Ibéria e na Europa, tendo por base três linhas de financiamento e valorização de projetos de investigação e inovação:

a) Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b, iniciado em 2018, com duas edições já concluídas e 16 projetos já em curso com instituições nacionais de I&D, estando em curso o lançamento da terceira edição desta iniciativa;
b) Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s, com o lançamento da primeira edição, já em fase de admissão de candidaturas para 2020;
c) Programa Promove, orientado para a promoção das regiões do interior de Portugal através da investigação e inovação, alargando o âmbito de edições anteriores o lançamento de uma nova fase no verão 2020.

As três iniciativas têm em comum um princípio de “matching funds”, através do qual a FCT iguala a contribuição da FLC para projectos de investigação e inovação a realizar em Portugal que venham a ser selecionados em cada concurso anual promovido no âmbito de cada uma das iniciativas.

Desde 2018 e no âmbito da iniciativa i4b já estão contratualizados mais de 6.4 milhões de euros com instituições de I&D nacionais. Nos próximos 5 anos, entre 2020 e 2025, as três iniciativas devem investir mais cerca de 20 milhões de euros em projetos de investigação e inovação em Portugal.

No caso do Programa Promove, haverá um quadro específico para permitir que os projectos possam ser integrados nos objectivos estratégicos do Governo português para o desenvolvimento e valorização do interior.

Na sessão serão ainda apresentados os dois projectos portugueses recentemente premiados no âmbito do programa Caixa Impulse de apoio à resposta global ao COVID-19, designadamente: i) o desenvolvimento de uma vacina translacional para prevenir a COVID-19; e ii) o projecto ATENA sobre o desenvolvimento de um ventilador invasivo.

As iniciativas conjuntas da Fundação La Caixa (FLC) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT):

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b:
Considera o estimulo conjunto a projetos de investigação de excelência e com impacto social no âmbito da biomedicina e da saúde, designadamente em neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares e doenças oncológicas, e em projetos transdisciplinares com enfase em investigação translacional e clínica.

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s:
Tem por objetivo reforçar a participação de equipas portuguesas nos Concursos de Investigação Social promovidos pela Fundação “la Caixa” para apoiar projetos de investigação social baseados em dados quantitativos que se destaquem pela sua excelência e que, através de uma abordagem original e inovadora, possam gerar informação robusta e sólida que permita compreender, de forma aprofundada, os desafios sociais presentes e futuros de Espanha e/ou Portugal.

O Programa Promove – Regiões Fronteiriças:
Visa apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento e a dinamização das regiões de fronteira e da cooperação transfronteiriça, que contribuam para o desenvolvimento sustentável destas áreas e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes, designadamente:

  • Prevenção de riscos naturais e reforço das capacidades de adaptação às alterações climáticas, e gestão eficiente dos recursos, nomeadamente em ecossistemas transfronteiriços;
  • Criação ou consolidação de novos polos de especialização que contribuam para atrair recursos humanos qualificados e investimentos empresariais;
  • Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional no que se refere à valia ambiental, paisagística e patrimonial dos territórios.

Através deste acordo, será possível reforçar os apoios financeiros a projetos com potencial de transformação das áreas abrangidas, nomeadamente nas componentes de I&D e de atração de recursos humanos qualificados, através de três linhas de apoio:

  • Ideias inovadoras: de âmbito colaborativo que envolvam estudantes do ensino superior;
  • Projetos-piloto Inovadores: i) Projetos transfronteiriços; e ii) Projetos colaborativos (consórcios ou redes) que envolvam entidades de natureza jurídica distinta e com domínios de intervenção complementares;
  • Projetos de I&D Mobilizadores: projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico ou inovação que contribuam para adquirir novo conhecimento, qualificando e dinamizando as equipas em torno de desafios integrados numa das seguintes áreas:

1. Águas termais como recurso natural e com aplicações terapêuticas, incluindo a avaliação do recurso e das suas características químicas, organoléticas e terapêuticas, o potencial socio-económico e contribuição para um desenvolvimento local sustentável;
2. Parques e reservas naturais, assim como espaços naturais de relevância ambiental, nomeadamente as zonas de montanha, incluindo a sua observação e caracterização biológica, ecológica e paisagística, o seu estudo face às alterações climáticas e impactos na biodiversidade, na qualidade da água e na saúde dos solos, valorização dos recursos endógenos e desenvolvimento de sistemas sustentáveis que suportem as comunidades locais;
3. Estudos sobre riscos biológicos, incluindo pragas e doenças de culturas agrícolas e florestais, com o estudo dos mecanismos de transmissão e infeção, assim como a interação homem animal na propagação de infeções virais, tratamentos para prevenção e proteção bem como avaliação e adaptação dos sistemas de produção e de processamento;
4. Desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos naturais para o mercado nacional e internacional, estimulando a valorização do território com novas atividades agrícolas com recurso ao conhecimento e à biotecnologia, assim como a novas formas de experimentação quer em zonas de regadio quer em zonas de montanha.

 

Programa

    15h00 Abertura:

  • Helena Pereira, FCT
  • Artur Santos Silva, FLC
    15h15: Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b (breves apresentações)

  • Adelino Leite Moreira, Universidade do Porto (a confirmar)
    “Sequential Cardiac Resynchronozitaion Therapy”
  • Bruno Silva-Santos, Instituto de Medicina Molecular – IMM
    “Next generation CAR-DOT cells for allogeneic adoptive cancer immunotherapy”
  • Colin Adrain, Instituto Gulbenkian de Ciência – IGC (a confirmar)
    “Organismal role of the ER membrane complex”
  • Leonor Saúde, Instituto de Medicina Molecular – IMM
    “A novel approach to promote spinal cord regeneration in mammals”
    15h45: Caixa Impulse – apoio à resposta global ao COVID-19 (breves apresentações)

  • Helena Florindo, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
    “Desenvolvimento de uma vacina translacional para prevenir a COVID-19”
    “Sentizing pancreatic cancer to immunotherapy”
  • Tiago Rebelo, CeiiA
    “ATENA: Desenvolvimento de um ventilador invasivo”
    16h05 Debate

  • Isabel Ferreira, Secretária de Estado para a Valorização do Interior, MCT
  • João Ferrão, ICS e FLC
  • Mireia Castillo-Martin, Fundação Champalimaud
  • Orfeu Flores, Stabvida
  • Moderadores: José Amaral, FLC; José Paulo Esperança, FCT
    16h30 Encerramento

  • Assinatura dos protocolos FLC-FCT
  • Intervenção final: Manuel Heitor, MCTES

A sessão continuará, pelas 17h, com uma Conferência e Ópera comemorativa dos 25 anos da criação do MCTES e dos 200 anos do Teatro Thalia, com curadoria de Filipe Pinto-Ribeiro, designadamente:

  • a conferência «Música, ciência e arte: a propósito de Vincenzo Galilei, pelo 500º aniversário do pai de Galileu Galilei, a qual será proferida por Manuel Pedro Ferreira, Professor da Universidade Nova de Lisboa, pelas 17h – pode ler aqui a sua apresentação;

Manuel Pedro Ferreira (n. 1959)

Doutorou-se em Musicologia na Universidade de Princeton (1997) e ensina desde 2000 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e ocupa a cátedra de Musicologia Histórica. Tem-se dedicado sobretudo ao ensino e à investigação da música da Idade Média e do Renascimento, sem descurar a interpretação musical: dirige desde 1995 o grupo Vozes Alfonsinas, com o qual gravou cinco discos. Como musicólogo, publicou mais de duzentos trabalhos científicos e dirigiu vários projectos de investigação. Escreveu ou coordenou mais de vinte livros, entre os quais: O Som de Martin Codax (Lisboa, 1986); Cantus coronatus — Sete cantigas d’amor d’El-Rei Dom Dinis (Kassel, 2005); Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX (Lisboa, 2007); Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2 vols. (Lisboa, 2008); Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal (Lisboa, 2008); A Sé de Braga. Arte, Liturgia e Música, do final do século XI à época tridentina (Lisboa, 2009); Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular, 2 vols(Lisboa, 2009-2010); Revisiting the Music of Medieval France: from Gallican chant to Dufay (Farnham-Burlington, 2012); Musical exchanges, 1100-1650: Iberian connections(Kassel, 2016) e A Notação das Cantigas de Santa Maria: Edição Diplomática, 3 vols. (Lisboa, 2017). Tem também exercido com regularidade o ofício de crítico musical e feito incursões pela composição musical e pela poesia. É membro da Academia Europeia (desde 2010) e da direcção da Sociedade Internacional de Musicologia (desde 2012). 

  • uma Gala de ópera, pelas 18h, incluindo dois grandes nomes da ópera mundial, Anna Samuil, soprano russa, e Alfredo Daza, barítono mexicano. Ambos são Solistas da Ópera Estatal de Berlim, a famosa Staatsoper Unter den Linden que, desde 1992, é dirigida pelo o maestro Daniel Barenboim. Acompanhados nesta gala de ópera pelo pianista Mathias Samuil, Anna e Alfredo interpretarão árias célebres da autoria de alguns dos maiores compositores do séc. XVIII, XIX e XX, como Mozart, Donizetti, Gounod, Dvorák e Verdi.

No contexto das orientações sanitárias e de saúde pública em vigor, a lotação do Teatro Thalia está limitada a cerca de 80 pessoas, pelo que a participação no evento fica restrita a inscrição prévia para o mail mjose@mctes.gov.pt. No entanto, toda a sessão será divulgada por streaming através de Zoom (aqui) e Videocast (aqui).

Pode consultar aqui a apresentação e programa da Gala de Ópera e em baixo pode encontrar a biografia dos artistas que irão atuar.

Anna Samuil, Soprano

Uma das mais requisitadas cantoras russas da atualidade, Anna Samuil é soprano solista da Ópera Estatal de Berlim desde 2004. Paralelamente, é Professora de Canto na Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim.

A carreira internacional de Anna Samuil levou-a rapidamente a alguns dos mais importantes palcos mundiais: La Scala em Milão (Donna Anna, Freia, Gutrune), Metropolitan Opera em Nova Iorque (Musetta), Óperas Estatais de Munique (Violetta, Donna Anna), Dresden (Mimi) e Hamburgo (Adina, Fiordiligi, Donna Anna , Violetta), Óperas de Valência (Donna Anna), Lyon (Maria de Mazeppa), Tel Aviv e Tóquio (Donna Anna, Rosalinde), Pittsburgh (Violetta, Tatiana) e Baltimore (Mimi), e o Grand Théâtre de Luxemburgo (Violetta). Frequentemente convidada de festivais internacionais, obteve enorme sucesso nos festivais de Salzburgo (Tatiana), Aix-en-Provence e Edimburgo (Violetta, Maria), em Glyndebourne, Verbier e na Arena di Verona (Donna Anna), bem como no Maggio Musicale Fiorentino (Messa da Requiem de Verdi).

Anna Samuil colaborou com maestros de renome como Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Neville Marriner, Lorin Maazel, Antonio Pappano, Plácido Domingo, Dmitri Kitayenko, Kent Nagano, Manfred Honeck, Chung Myung-whun, Ivor Bolton, Kirill Petrenko, Vladimir Jurowski, Gustavo Dudamel, Andris Nelsons, Massimo Zanetti e Donald Runnicles. Colaborou com os mais destacados encenadores, como Franco Zeffirelli, Peter Stein, Andrea Breth, Jonathan Miller, Bernard Uzan, Achim Freyer, Jonathan Kent, Claus Guth, Guy Cassiers, Lindy Hume e Marthe Keller.

Nascida na cidade russa de Perm, Anna Samuil estudou violino e canto no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo. É premiada de grandes concursos internacionais, como o Concurso Tchaikovsky e o Concurso Glinka (Rússia), o Concorso Franco Corelli e o Concorso Riccardo Zandonai (Itália), bem como o Concurso Klaudia Taev (Estónia) e o Concurso Neue Stimmen (Alemanha).

Anna Samuil deu concertos e recitais com os pianistas Elena Bashkirova, Matthias Samuil e Semion Skigin, na Royal Opera House Covent Garden, nos BBC Proms, na Deutsche Oper Berlin, no Palais des Beaux-Arts, na Deutsche Oper am Rhein, em Waldbühne, na Philharmonie de Colónia, no Teatro Bolshoi em Moscovo, na Philharmonie am Gasteig, na Konzerthaus Berlin, no Jerusalem Chamber Music Festival e no Rheingau Musik Festival, na Norske Opera em Oslo, nos festivais de Bad Kissingen e Colmar e na Richard Wagner Haus em Bayreuth. Como reconhecimento ao seu excelente desempenho vocal e de atuação, Anna Samuil foi homenageada em 2008 com o prestigiado prémio Daphne do TheaterGemeinde Berlin.

Numerosas gravações documentam as atividades artísticas de Anna Samuil. As edições em CD e DVD incluem Eugene Onegin no Festival de Salzburgo (Deutsche Grammophon), Don Giovanni em Glyndebourne (EMI) e em Israel (Helicon), Das Rheingold e Götterdämmerung no La Scala em Milão (Arthaus), o War Requiem de Britten sob a direção de Sir Neville Marriner e a Nona Sinfonia de Beethoven com a West-Eastern Divan Orchestra sob a direção de Daniel Barenboim (Decca).

Alfredo Daza, Barítono

Primeiro barítono solista da Ópera Estatal de Berlim, a famosa Staatsoper Unter den Linden, a convite expresso do maestro Daniel Barenboim, Alfredo Daza possui uma voz poderosa e expressiva que, somada à sua carismática presença no palco, valeu-lhe a partilha de créditos com cantores como Anna Netrebko, Angela Giorghiu, Jonas Kauffman, René Pape, Roberto Alagna ou Plácido Domingo e a ser dirigido pelos maestros Zubin Mehta, Simon Rattle, Antonio Pappano, Andris Nelsons, James Conlon, Gustavo Dudamel, Kent Nagano, Massimo Zanetti, Maurizio Benini ou Stephano Ranzani, para citar alguns.
 
Em mais de 20 anos de carreira, interpretou mais de 50 papéis dos principais compositores do repertório italiano, francês, alemão e russo, além das estreias mundiais de Chief Joseph de Zender (2006) e Dulce Rosa de Holdridge (2013).

As suas vibrantes interpretações verdianas foram celebradas pela crítica musica, em óperas como La Traviata, Don Carlo, Falstaff, Simon Boccanegra, Un Ballo in Maschera, I Masnadieri, Giovanna D´Arco e Stiffelio.
 
Aldredo Daza foi aclamado em palcos de prestígio, como o “Festtage” de Berlim e o Festival Glyndebourne, além das mais importantes casas de ópera mundiais, dentre as quais destacam-se, além de Berlim, as Óperas de Hamburgo, Estugarda e Colónia, Théâtre Royale de la Monnaie , Teatro da Ópera de Roma, Teatro Verdi di Trieste, Comunale di Bologna, Carlo Felice em Génova, Teatro da Cagliari, Novo Teatro Nacional de Tóquio, Lincoln Center, Óperas de Washington, São Francisco, Nova Iorque, Los Angeles ou Toronto. 
 
Alfredo Daza começou seus estudos no Conservatório de Puebla, sua terra natal. Formado no Conservatório Nacional de Música, foi vencedor do Concurso Nacional de Canto Carlo Morelli em 1992 (aos 16 anos) e em 1998, aos 21, ingressou no “Adler Fellow” da San Francisco Opera.
 
Participou da transmissão de “La Bohème”, ao vivo do Lincoln Center, para PBS / Live (Manahan-Kaniova-Villazón-Daza-Manahan). 

As suas aclamadas gravações incluem os DVD “Manon” (Barenboim-Netrebko-Villazon-Daza), para Deutsche Gramophon, e “L’elisir d’amore”, no Glyndebourne Festival (Benini-Auty-Siurina-Daza), para Harmonia Mundi, e os CD “Stolen notes” de Verdi, com o Parma Opera Ensemble, e “ANGEL & DEMON”, com obras de Rimski Korsakov, com o soprano Anna Samuil, para MSM.

Matthias Samuil, Piano

Matthias Samuil nasceu em Berlim e iniciou os seus estudos de piano aos seis anos de idade. Estudou na escola “C. P. E. Bach” para crianças musicalmente dotadas e foi premiado em vários concursos, como solista e em música de câmara. 

Graduou-se como pianista na Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim, onde estudou com Annerose Schmidt e Hella Walter-Arndt e participou em várias Masterclasses internacionais, com Murray Perahia, Leon Fleisher, Brigitte Engerer e Graham Johnson.

Paralelamente, dedicou-se com grande entusiasmo ao trabalho com cantores e especializou-se em acompanhamento com Semion Skigin, Wolfram Rieger, Walter Olbertz, tendo colaborado com Dietrich Fischer-Dieskau, Krassimira Stoyanova, Deborah Polaski e Johan Botha.

Matthias Samuil tem-se apresentado em concertos como pianista acompanhador com cantores internacionalmente famosos do mundo da ópera, incluindo Olga Peretyatko, Dmitry Korchak, Anna Samuil, Michaela Kaune, Dimitry Ivashchenko, Nadja Michael, Elena Maximova, Pavol Breslik, Lena Belkina, Alfredo Daza e Marina Prudenskaya, Mandy Fredrich, Roman Trekel, Aleksey Tatarintsev, Evelin Novak e Massimiliano Pisapia.

Apresentou-se em recitais na Philharmonie de Berlim, no Palau de les Arts de Valência, na Casa da Música em Moscovo, na Ópera Estatal de Berlim, na Deutsche Oper, na Konzerthaus de Berlim, no Muziekgebouw de Amsterdão, em Dresden, Colónia, Hamburgo, Munique, Viena, Paris, Praga, São Petersburgo, Lisboa, Zurique, Basileia, Lausanne, Cracóvia e outras cidades da Alemanha, França, Itália, Rússia, Croácia, Azerbaijão, Suíça e EUA. Apresentou-se ainda nos Festivais de Aix-en-Provence, Sion e Baden-Baden, Mecklenburg-Vorpommern, Dresden e nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi. Participou em inúmeras transmissões ao vivo e gravações.

Desde 2006, é Professor na Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim.

 

Galeria de imagens do evento por Luísa Ferreira